Movendo jogos para o cartão de memória


Quem possui um Android já deve ter percebido que por padrão os jogos baixados do Google Play ou de fontes desconhecidas são instalados na memória interna do aparelho. Em aparelhos mais simples a memória interna não chega nem a 200MB, sem contar que os aplicativos que vem no telefone já estão usando uma parte da memória.

Uma boa opção seria mover os apps para a memória externa. Para fazer esta operação são necessárias três coisas: 

1 – Ter acesso ROOT;
2 – Cartão de memória com duas partições.
3 – Aplicativo Link2SD;

Acesso ROOT

Para começar você precisa ter permissões de administrador (SuperUser). Confira aqui como obter o acesso ROOT.

Criando as Partições

Agora vamos criar duas partições na memória externa. Uma será para o armazenamento comum, músicas, videos, etc. A segunda será destinada aos aplicativos. 
Para este tutorial vamos usar o EASEUS Partition Master Home Edition (pode usar qualquer programa que tenha a mesma função).


Depois de instalado em seu computador, abra o programa e selecione o seu cartão de memória. Com o botão direito vá à opção Resize/move partition. Esta opção permite que você redimensione a partição (se houver arquivos no cartão é recomendável fazer um backup).  

 
Dependendo da quantidade de arquivos e do tamanho da segunda partição talvez seja necessário formatar a primeira. Ambas as partições tem de ser Primárias, a primeira tem que estar no formato FAT ou FAT32 e a segunda FAT32.


Após redimensionar uma parte do cartão, um espaço não alocado aparecerá logo abaixo do primeiro, como mostrado na figura abaixo. Clique com o botão direito nela e selecione Create partition, para criar uma nova partição.


Nas definições da nova partição, defina-a como primária e o sistema de arquivos como FAT32 e defina um nome.


 
Depois que as duas partições foram criadas e configuradas, vá em Apply, para confirmar tudo aquilo que você já fez antes. 
Depois do OK as duas partições já estão criadas.


 
Usando o Link2SD

Clique aqui para baixar o Link2SD

Depois de instalado abra-o e clique em algum aplicativo que você queira mover para a memória externa, em seguida clique no botão criar link, depois em OK.







Para mover uma aplicação do sistema para o cartão de memória, clique na aplicação desejada, em seguida clique no botão ações e selecione a opção converter para  aplicativos do usuário, depois é só mover, como foi feito anteriormente. 










Obs: Se você já tinha o Link2SD instalado antes de criar segunda partição é necessário reiniciar o telefone para que ela seja reconhecida.

26 Comentarios

  1. O flavio não tem como mover todos os softwares para o cartão??
    No meu tem a opção de mover ja do propio android mas tem softwares que não dão a opção de mover pro SD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir da versão 2.2 a opção de mover para o cartão de memória já vem no telefone.

      Excluir
  2. Valleeuu parceiro!!, Realmente deu certo Brigadão ae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer dúvida é só entrar em contato.

      Excluir
  3. ola,
    meu aparelho é um xperia 10 mini pro
    ja tentei de varias formas,
    agora fiz tudo o que tem aqui,
    pra unroot, depois instalei o link 2sd,
    ele fica falando que não tenho root, e eu não achei nenhum app de super usuario...
    o que fazer agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que fazer um root para ter permissão de super usuário, depois é que você instala o Link2sd

      Excluir
  4. noossa eu tava mo cota procuranu issu mai nunca dava certo soh esse que deu valeuu ae deu certinhu parabens

    ResponderExcluir
  5. Estou com uma dúvida. Se puder me ajudar, ficarei agradecido.

    Então consegui criar as partições no sd, porem no apk link2sd só consigo linkar os apps para o sd, quando clico em mover aparece a seguinte mensagem;

    "App2sd não é suportado pelo seu aparelho. seu aparelho possui um armazenamento externo primário que é emulado pelo armazenamento externo.
    você pode linkar a aplicação para mover os arquivos para o seu cartão sd."

    meu aparelho é um note 2.

    abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema aqui. Porém meu aparelho é o Motorola Razr D3 (XT920)

      Excluir
    2. Estou com o msmo problema..

      Excluir
    3. Quando vc cria o link ele é movido também. Experimente também mudar o sistema de arquivos para ext* (4 ou 3). Funciona melhor.

      Excluir
    4. comigo aconteceu tb isso... e era o adaptador do cartão SD que tava com o lock (botãozinho slider no lado do adaptador) para outro tipo de cartão... tava microSDHC... e tinha que estar em microSD... daí eu mudei e o mini tool partition demorou bem mais após eu clicar no Apply... daí sim formatou e mostrou mensagem no final de sucesso... :-)

      Excluir
  6. Então consegui criar as partições no sd, porem no apk link2sd só consigo linkar os apps para o sd, quando clico em mover aparece a seguinte mensagem;

    "App2sd não é suportado pelo seu aparelho. seu aparelho possui um armazenamento externo primário que é emulado pelo armazenamento externo.
    você pode linkar a aplicação para mover os arquivos para o seu cartão sd."

    o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc cria o link ele é movido também. Experimente também mudar o sistema de arquivos para ext* (4 ou 3). Funciona melhor.

      Excluir
    2. comigo aconteceu tb isso... e era o adaptador do cartão SD que tava com o lock (botãozinho slider no lado do adaptador) para outro tipo de cartão... tava microSDHC... e tinha que estar em microSD... daí eu mudei e o mini tool partition demorou bem mais após eu clicar no Apply... daí sim formatou e mostrou mensagem no final de sucesso... :-)

      Excluir
    3. Oi pessoal, São os novos aparelhos, estou com o mesmo problema, pelo que pude entender o seguinte problema ocorre pq o programa na verdade pega os programas e linka, para o cartão sd, porém, estes novos aparelhos se vcs perceberem na opção "informações de armazenamento " do próprio software link2sd possuem memória interna, cartão sd " que é a mesma memória interna, e cartão sd ext, que esse sim é o cartão sd externo e o programa não consegue identificar.
      Estarei buscando uma solução para nós, postarei em seguida.

      Excluir
    4. Lucas, é exatamente isso. Alguns smartphones emulam a memória interna como cartao SD ("storage/sdcard0"), e o SD externo aparece como "storage/sdcard1". No site do link2SD (http://www.link2sd.info/faq), o autor responde que nesses tipos de smartphones, algumas app, msm que linkadas, continuam usando a memória interna.

      Excluir
  7. Meu pc identifica o celular e la dentro clicando duas veses esta a partiçao Card que seria o cartao de memoria ... mas o programa de particionar nao identifica o cartao como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use outro programa para criar a partição, esse não é o único.

      Excluir
  8. No meu D1 android 4.1.2 não tem a opção de mover apps para a memoria externa so de 2.2 até antes do 4.0 :(

    ResponderExcluir
  9. Como eu faço para fazer o meu cartão de memória voltar ao normal pois ele é 8 gb e só tem 4,69gb e quando eu aperto em criar link diz que a segunda participação não foi encontrada e agora oque eu faço Flavinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só apagar a partição que você criou utilizando o mesmo programa (EASEUS Partition).

      Excluir
  10. E pra mover a pasta obb? Criei a participao, movi o apk de final fantasy, mas agora nao abre, acho que tem que mover a pasta obb junto, mas nao sei como...

    ResponderExcluir
  11. meu problema é que crio o link e não transfere todo o arquivo,isso no meu tab 2.
    ja no meu galaxy ace vai todo o arquivo e/ou jogo.
    no meu tablet tb quero transferi tudo para liberar a memoria.
    se alguem tive uma solução me avisa.vlw rapaziada.

    ResponderExcluir
  12. Fiz todos os passo.Mas qndo eu boto para ele enviar para o sd da a msg o App2Sd não é suportado peloseu aparelho possui armazenamento.Ja linkei os app e fiz a conversão app para usuario aí da essa msg.

    ResponderExcluir
  13. Amigo, segui seu tutorial a risca e deu tudo certo!! Meu aparelho é o Galaxy Tab 2 P3110; e existe alguma maneira de retornar os apps para a memória interna, caso eu queira?
    Agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir

Obrigado por seus comentários